Podemos considerar a sessão de gestão financeira Shopee como uma espécie de conta digital do vendedor. Atualmente, ela é dividida em Minha Renda e Saldo da Carteira. Nessa página, é possível cadastrar a conta bancária para receber os valores. 

Para vendedores selecionados, existe a opção de antecipar até 100% dos recebíveis após a confirmação de envio dos pedidos, através do Shopee Antecipa. Ao utilizar esse serviço, é cobrada uma taxa de até 3,5%.

A Shopee também oferece Empréstimo para Vendedores selecionados. Outra alternativa é possível obter crédito em bancos ou financeiras, utilizando as vendas realizadas na Shopee como Garantia de recebíveis para empréstimos. Em casos raros, pode ocorrer o bloqueio judicial da carteira. Geralmente, isso acontece por fatores externos, como dívidas não pagas ou questões fiscais. Enquanto durar o bloqueio, os valores ficam indisponíveis até que haja decisão judicial autorizando o desbloqueio.

 

Minha renda

O Minha Renda oferece uma visão completa das suas finanças na Shopee. Ele é dividido em Total Pendente (pagamentos aguardando confirmação dos compradores), Este Mês e Essa Semana (pagamentos liberados no período em questão) e Total (soma de valores pendentes e liberados).

Na seção Detalhes da Renda, você acompanha Pedidos Pendentes e Pedidos Concluídos, com informações de taxas, descontos e valores líquidos de cada pedido. Também é possível exportar relatórios de pagamento para análise.

Na seção Informe de Rendimentos, você encontra um documento que consolida todos os seus ganhos do ano e que deve ser usado na declaração do Imposto de Renda. Ele fica disponível para vendedores que tiveram saldo acima de R$ 140,00.

Já na aba Notas Fiscais, estão reunidas as notas emitidas pela Shopee referentes aos serviços que ela presta a você (comissões e taxas). Se você utiliza o Faturador Nativo da Shopee, é nessa aba que poderá baixar os arquivos XML para enviar à sua contabilidade. Caso você emita GNRE, também poderá visualizar esses documentos no mesmo local.

 

Saldo da Carteira

Na página Saldo da Carteira do Vendedor Shopee, você encontra todas as informações financeiras centralizadas em um só lugar, facilitando o acompanhamento dos recebimentos e do desempenho da loja. Esta seção reúne abas essenciais para o controle financeiro do vendedor: Total, para visualizar o saldo geral; Renda do Pedido, com detalhes de pagamentos de vendas específicas; Saques, para transferências à conta bancária; Reembolso do Pedido, para acompanhar devoluções; Ajuste, com correções financeiras; Saldo da Carteira - Pagamento, para consultar valores já liberados; e Shopee Antecipa, para antecipação de recebíveis.

O valor disponível pode ser transferido por duas formas: no Saque Manual, você cadastra um PIN e pode sacar a qualquer momento, com mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 250.000 por dia (a transferência não é imediata). Já no Saque Automático, a Shopee processa o envio do saldo de forma recorrente, toda quarta-feira ou no dia 20 de cada mês, também limitado a R$ 250.000 por dia.

 

Por motivos de segurança, os saques só podem ser feitos para contas bancárias no nome do titular da conta Shopee, previamente cadastradas e validadas.