Na Shopee, é possível criar ou atualizar anúncios individualmente (recomendado para iniciantes) ou diversos anúncios simultaneamente usando as ferramentas de ações em massa, como adicionar em massa, editar em massa e ferramenta de atributos. Além disso, a função copiar permite replicar um anúncio existente, ajustando apenas os detalhes necessários. Você pode publicar imediatamente o anúncio ou agendar horário de publicação.

Leia nosso artigo com orientações para criação de anúncios, que traz dicas para um cadastro universal de produtos, permitindo aproveitar seu catálogo em qualquer marketplace, e complemente com as instruções da Shopee para o preenchimento de campos como título do anúncio, descrição do anúncio, categorias e atributos, foto, vídeo, preço de venda e peso e dimensão. A Shopee conta com o verificador de qualidade de anúncios, que sugere melhorias para otimizar o conteúdo dos seus anúncios. 

Por meio das ferramentas de produtos, você tem a opção de gestão das marcas (para marcas não registradas na Shopee), tabela de medidas (para itens de vestuário) e Shopee otimiza (IA que otimiza anúncios). É possível criar anúncios de pré-encomenda e atacado (com preço reduzido para vendas em quantidade). No entanto, a Shopee é voltada ao varejo com venda de produtos físicos (serviços e itens digitais são proibidos) e a itens de pronta entrega, por isso sugerimos criar anúncios direcionados ao consumidor final.

 

Tipos de cadastro de produto

Refere-se aos diferentes formatos de anúncios que um vendedor pode criar para seus produtos no marketplace.

  • Produto simples: Significa que o produto é único, ou seja, ele não possui outras opções como cor e tamanho, ou mesmo que exista, você comercializa apenas uma opção.
  • Produto com variação: É o produto que possui variações de cor, tamanho, volume ou voltagem, por exemplo. Ele funciona como um agrupamento de itens, onde o cadastro principal é conhecido como produto pai e suas variações são chamadas de produtos filhos. Cada variação terá seu código e estoque diferenciados, podendo também ter um preço e imagens diferentes, por exemplo.
  • Kit: Outro tipo de cadastro é o kit, que reúne vários itens relacionados em um único anúncio. Ele permite vender produtos complementares ou variados em uma única transação, aumentando o valor médio de compra. Ao cadastrar um kit, é necessário informar os produtos incluídos, suas quantidades, benefícios e definir um preço adequado.

 

Política de anúncios

É essencial conhecer a política de anúncios da Shopee, um conjunto de regras que os vendedores devem seguir ao criar ou atualizar seus anúncios na plataforma. A violação pode ocorrer no produto ou no anúncio, por uso de palavras, imagens ou vídeos proibidos ou restritos no marketplace.

Mesmo que existam produtos ou anúncios proibidos ativos na plataforma, isso não significa que sejam permitidos. O algoritmo realiza varreduras constantes, mas, devido aos milhares de anúncios de diferentes produtos e vendedores, muitas vezes faz apenas amostragens, identificando alguns e não outros. Mesmo com a remoção do anúncio e eventual punição da conta infratora, novos anúncios e contas podem surgir a qualquer momento. É possível denunciar anúncios ou lojas que violem a política, mas faça isso com moderação, para que o marketplace não interprete a denúncia como tentativa de prejudicar outro vendedor. Confira os principais motivos de banimento e suspensão de anúncios:

  • Produto restrito: É possível comercializar na Shopee, desde que o produto e sua empresa estejam enquadrados na regulamentação dos órgãos reguladores, ou seja, é necessário apresentar dados e documentos de registro, homologação ou certificado, etc.

  • Produto proibido: Itens cuja venda é totalmente proibida, por exemplo, substâncias ilícitas, produtos vetados por órgãos reguladores (Anvisa, Inmetro, Anatel, Ministério Público, etc.), armas, seres vivos, nudez, explosivos e venenos. Confira a lista completa de produtos proibidos e restritos.

  • Propriedade Intelectual: Refere-se à venda de produtos com marca registrada, sendo necessário possuir autorização da marca para comercializá-los na Shopee. Fotos, vídeos e textos de terceiros podem ter direitos autorais, portanto é importante ter permissão para utilizá-los. Também não é permitido usar o logotipo ou nome da Shopee sem autorização, associando sua empresa ao marketplace, etc.

  • Dados externos: Não é permitido divulgar telefone, e-mail, redes sociais, links, endereço, QR Code ou outros dados externos, para evitar que o consumidor seja direcionado para fora da plataforma. Se a embalagem do produto contiver essas informações, é necessário ocultá-las.

  • Originalidade: Produtos falsificados ou réplicas não autorizadas, etc.

  • Propaganda enganosa: Desconto enganoso (elevar o preço para criar um falso desconto. Na Shopee, ao aumentar o preço do item, é necessário aguardar o prazo mínimo de 7 dias para criar promoções); anúncio ou produto com promessas exageradas ou milagrosas, etc.

  • Manipulação: Anúncio adulterado (vender um produto diferente do originalmente anunciado), gerar pedidos, avaliações e/ou curtidas fraudulentas, manipulação de taxa de imposto, etc.

  • Spam de anúncio: Anúncios duplicados (criar vários anúncios para o mesmo produto), cadastrar o produto em categoria ou subcategoria inadequada, preço inapropriado (valor alto ou baixo demais comparado ao mercado), criar variação com produto de preço irrisório para esconder o valor do mais caro, etc.

  • Anúncio inadequado ou baixa qualidade: Conteúdo insuficiente, irrelevante ou inadequado na descrição, imagens de baixa qualidade ou fora do contexto, uso incorreto de variações, imprecisão da marca, imagem inapropriada de menores, etc.

  • Divergência na embalagem: Peso ou dimensão do anúncio diferente do real, causando divergência no custo do frete, ou excedendo limites permitidos. Embalagem inapropriada, etc.

  • Validade do produto: Deve ser de no mínimo 90 dias.

 

Status do anúncio

A Shopee organiza seus anúncios por meio de abas e sub-abas de status, permitindo acompanhar a situação de cada anúncio:

 

  • Tudo: Exibe todos os anúncios cadastrados.

  • Ativo: Anúncios publicados.

    • Repor: Produtos sem estoque.

    • Para revisar: Sugestões de otimização para o anúncio.

  • Sob Análise da Shopee: O anúncio está sendo avaliado pela Shopee e, após a análise, poderá ser publicado ou enviado para a aba de violação.

  • Violação: Anúncios com problemas.

    • Produto limitado: Anúncio ativo com visibilidade reduzida devido a pequenas infrações que precisam ser corrigidas.

    • Banido: Seu anúncio foi despublicado. Você tem até 10 dias para corrigir o problema. Ao editar, ele é reenviado automaticamente para avaliação da Shopee. Se não agir a tempo, ele será excluído.

    • Deletados pela Shopee: Ocorre em casos de infrações graves ou recorrentes às políticas da plataforma, resultando na exclusão do anúncio e possível aplicação de pontos de penalidade à loja. No entanto, se considerar a medida injusta, é possível abrir um chamado, apresentar provas e solicitar a restauração do anúncio.

  • Não publicado: Anúncio não está disponível para o consumidor, mas o cadastro permanece no seu painel administrativo e pode ser ativado quando desejar.

    • Inativo: Anúncios desativados manualmente pelo vendedor.

    • Rascunho: Anúncio em edição e ainda não publicado.